quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Sociedade de Butantã, Lapa e Pinheiros se mobiliza para mudanças climáticas em São Paulo

Sob a organização do Grupo Gestor da Agenda 21 Macro-oeste, reunimos representantes do governo e sociedade das regiões de Butantã, Lapa e Pinheiros, contando com a presença de representante do MMA – Ministério do Meio Ambiente - e do Ibama São Paulo, bem como membros da coordenação da Conferência Municipal de São Paulo e da COE – Comissão Organizadora Estadual.

A Pré-conferência do Meio Ambiente da Região Centro Oeste do Município de São Paulo foi realizada em 09/10, das 18 às 22 horas, na UMC – Campus Villa Lobos, V. Leopoldina. Por meio de uma primorosa palestra do convidado Dr. Flávio Rocha - “Dinâmica da natureza e transformações em decorrência das atividades humanas” - pudemos aprofundar, sob uma abordagem global, a questão das mudanças climáticas e seus inquietantes desafios para nossa civilização.

Na seqüência, em plenária, pudemos discutir alguns importantes aspectos para a construção de políticas públicas municipais de defesa às mudanças climáticas. São temas em foco: Energia, Resíduos, Mobilidade, Habitabilidade, Uso do Solo, Saúde, Educação e Comunicação. Caberá às Agendas 21 Macro Oeste e Macro Centro darem andamento às discussões e enviar até 20/11 propostas sistematizadas, que serão apreciadas na Conferência Municipal, marcada para 01/12/07.


Eduardo Coutinho

Um comentário:

TERRAE disse...

III CNMASP: Piracicaba ou Grande São Paulo?

Terræ, 21 de Novembro de 2007 - A CONFERENCIA ESTADUAL - CNMA/SP ( hoje nomeada CEMA- SP) antecede a realização da III Conferência Nacional do Meio Ambiente – III CNMA que será realizada em Brasília, de 08 a 11 de maio de 2008. O local para a realização da CNMA/SP ainda não foi definido, conforme discussão realizada hoje no IBAMA, por ocasião da reunião da secretaria executiva da COE - SP, havendo indicações tanto para a Grande São Paulo, como uma sugestão para o interior do Estado de São Paulo, em especial Piracicaba, cidade que sedia a tradicional Escola Superior de Agronomia Luis de Queiroz/ USP, que oferece o Curso de Graduação em Gestão Ambiental, assim como a OCA - Laboratório de Educação e Política Ambiental do Departamento de Ciências Florestais - que lançou pioneiramente a Rede CEAs - Rede Brasileira de Centros de Educação Ambiental. Hoje aí destacam -se dentre inúmeras publicações e trabalhos acadêmicos no âmbito das Mudanças Climáticas oriundas da ESALQ as relevantes ações do CEPEA e do Polo Nacional de Biocombustíveis .


A III Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) tem o desafio de debater
uma das principais preocupações ambientais do planeta: as mudanças climáticas. Até março de 2008 ocorrem as conferências nos estados, que elegerão os delegados que participarão da plenária nacional. Os delegados serão representados da seguinte forma: 50% pela sociedade civil, sendo 5%, no mínimo, oriundos de comunidades tradicionais e 5% de povos indígenas; 30% do setor empresarial patronal e 20% do setor governamental. Nesse caso, 50% dos delegados devem ser representantes de governos municipais.

texto de Léa Corrêa Pinto / Terrae
fonte ASCOM III CNMA e COE SP
(Pres. TERRÆ / OSC . Fundadora de Iterei -RPAN- Portaria IBDF 163/78. Autora da representação 184/96 junto ao Ministério Público Federal. Membro da Comissão Organizadora da I e II Pré-Conferências Nacional do Meio Ambiente Setorial Entidades, Fóruns, Redes, Movimentos e Ativistas - Ambientalistas e Movimentos Sociais do Estado de São Paulo – I e II PRECONEA, realizadas no Memorial da América Latina-2003 e Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo-2005. Delegada Paulista pela CNMA/SP junto à I CNMA/DF . Delegada Setorial pelo FBOMS- Fórum Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais - GTQuímicos- junto à II CNMA/DF.- Membro COE-SP III CNMASP- Gt Comunicação)