terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Gilberto Kassab abre 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento vai sintetizar as propostas que serão apresentadas nas próximas Conferências Estadual e Nacional do Meio Ambiente, previstas para 2008, além de identificar os delegados que representarão a Cidade de São Paulo nos demais congressos.

O prefeito de São Paulo abriu neste sábado (01/12) a 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. Promovida pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, a segunda edição do debate tem como tema "Mudanças Climáticas" e reúne, durante todo o dia, representantes do Ministério do Meio Ambiente, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Greenpeace e Câmara Municipal. A síntese dos trabalhos será apresentada durante a Conferência Nacional de Meio Ambiente, em 2008.

"Esta segunda conferência nos possibilita aperfeiçoar os rumos, corrigir trajetos e verificar a importância cada vez maior de estarmos integrados com a sociedade civil. Sem o apoio, sem o poder de pressão da sociedade para cobrar o fortalecimento das políticas públicas em favor do meio ambiente, nós não teríamos a mesma felicidade que temos no dia de hoje na cidade de São Paulo", disse o prefeito durante a cerimônia de abertura. "Aqui, discussões importantes acontecerão para que metas possam ser traçadas e continuemos rumando na implantação de parques, parques lineares e praças. A emissão de gases nos aterros, um grande avanço na cidade, hoje já é controlada e transformada em energia. São fóruns como esse que nos permitem avançar em políticas públicas", completou.

A Prefeitura organizou quatro pré-conferências nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste durante os meses de outubro e novembro, de onde saíram os documentos (propostas de políticas públicas de combate ao aquecimento global) que são apresentados agora na Conferência Municipal. O evento vai sintetizar as propostas que serão apresentadas nas próximas Conferências Estadual e Nacional do Meio Ambiente, previstas para 2008, além de identificar os delegados que representarão a Cidade de São Paulo nos demais eventos.

Para o secretário do Verde e do Meio Ambiente, este diálogo com os diferentes setores da sociedade é fundamental para a solução dos problemas ambientais. "O trabalho intersetorial é a chave do trabalho do meio ambiente: dentro da Prefeitura, com os outros órgãos e com o povo em geral - com as entidades patronais, associações de moradores e entidades ambientalistas", ressaltou o secretário.

A 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente apresenta as palestras "Mudanças Climáticas e o Papel da Cidade", de Laura Valente de Macedo, do ICLEI Brasil; "Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa na Cidade de São Paulo", de Teresa Maria Emidio, arquiteta da Prefeitura; e "Sustentabilidade urbana: desafios face às mudanças climáticas", de Pedro Roberto Jacobi, professor da USP. O dia de palestras e debates é aberto ao público.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo
http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=20040

Nenhum comentário: