sábado, 19 de janeiro de 2008

Mensagem de Renan Novais, Executivo à Fernando Papa

OS QUE FAZEM A DIFERENÇA

Conta-se que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar sua aula, mas os alunos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral. Depois de tentar, educadamente, por várias vezes, conseguir a atenção dos alunos para a aula, o professor perdeu a paciência e disse: "Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez". Um silêncio carregado de culpa se instalou na sala e o professor continuou.

"Desde que comecei a lecionar, e isso já faz muitos anos, descobri que nós professores trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que, de cada cem alunos apenas cinco fazem realmente alguma diferença no futuro. Apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.

O interessante é que esta
porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que, de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença. De cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; de 100 conhecidos, quando muito, 5 são verdadeiros amigos, fraternos e de absoluta confiança. E podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.

É uma pena não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora. Assim, então, teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo, sabendo ter investido nos melhores. Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto.

Claro
que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje". O silêncio se instalou na sala e o nível de atenção foi total. Afinal, nenhum dos alunos desejava fazer parte do "resto", e sim, do grupo daqueles que realmente fazem a diferença. Mas, como bem lembrou o sábio professor, só o tempo dirá a que grupo cada um pertencerá. Só a atuação diária de cada pessoa a classificará, de fato, num ou noutro grupo.

Pense nisso! Se você deseja pertencer ao grupo dos que realmente fazem a diferença, procure ser especial em tudo o que faz. Desde um simples bilhete que escreve, às coisas mais importantes, faça com excelência. Seja fazendo uma faxina, atendendo um cliente, cuidando de uma criança ou de um idoso, limpando um jardim ou fazendo uma cirurgia, seja especial. Para ser alguém que faz a diferença, não importa o que você faz, mas como faz. Ou você faz tudo da melhor forma possível, ou fará parte do "resto".

Pense
nisso e seja alguém que faz a diferença... Alguém que com sua ação torna a vida das pessoas melhores.

(autoria desconhecida)

Repassado por Renan Carlos Ribeiro de Novais/EXECUTIVO/BR em 14/01/2008 14:22 -----

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, muito bom esse texto!
Realmente é pequeno o número de pessoas excelentes nas mais diversas áreas da vida ...
Muitos acham que ser bom no que faz é besteira e então se adiciona ao "resto"...não há nada de besteira em ser o melhor, todos deviam buscar o topo, como o texto disse, em qualquer atividade devíamos procurar ser especiais.
Muitos acham que o que fizerem vai ser para o outro e não é isso, o que fizermos de melhor será bom para nós mesmos, mas muitas das pessoas querem retorno, só fazem se receberem algo em troca e assim vamos por um mundo de relações egoístas, mas o bacana é saber que 5% já pode fazer alguma diferença...
Escolhamos o melhor! Fazer parte de 5% de pessoas especiais....

grupo metrpolitano paulista agenda 21 disse...

Parabens, esta mensagem diz tudo para aqules que realmente faz a diferença. Pena que nem sempre "aqueles" que faz a diterença tem oportunidade de faze-lo.

Mais uma vez parabéns.

Meire G. Mattos - Paisagista - Pesquisadora de Botânica -IBUSP
vice- presidente da ASSEBRAVE-Associação Ecológica Brasil Verde
Grupo Metropolitano São Paulo- Agenda 21 Rural.
(11) 39022888 fax- (11) 82562652

Anônimo disse...

Recebi cópia da ata realizada na reunião do dia 23 de janeiro do presente ano. Na leitura notei que não foi relatado a minha palavra a qual manifestei minha desistência do curso de treinameto de atualiazação para sistema de relatória , que será realizado em Brasilia, concedendo assim a vaga para a Senhora Dora, que neste reunião representava a agenta 21.
Gostaria que tal atitute constase em ata, visto que foi realizada em reunião.
Mais uma vez obrigado pelo envio da ATA

Att,

Meire G. Mattos- Paisagista Pesquisadora de Botânica/IBUSP
Vice-Presidente ASSEBRAVE-Associação Ecologica Brasil Verde-
Sócia Fundadora da Organização de Proteção Recuperação dos Recursos Naturais Sociais Brasileire - NATUREZA VIVA-
Membro do Grupo Metropolitano de São Paulo Agenda 21.
(11) 39022888 (11) 38366741 Cel. 82655652

28 de Janeiro de 2008 13:21