quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Várzea sedia Pré-Conferência do Meio Ambiente

Encontro aborda temas mais importantes na região. Iniciativa é exclusiva das cidades que compõem a bacia do Rio Jundiaí.

Depois do sucesso e da integração entre ONGs, governos e a sociedade da região, com a realização do 1º Encontro Regional da Agenda 21, Várzea Paulista se engajou na realização de mais um evento pela defesa do meio ambiente. Promovida no dia 19 de fevereiro, a Pré-Conferência Regional do Meio Ambiente foi o mais um passo dos municípios da região da bacia do Rio Jundiaí neste sentido, ocasião em que foram discutidos temas como recursos hídricos, mudanças climáticas e educação ambiental.

O objetivo do encontro, realizado no auditório Santo Dias, no Espaço Cidadania, é eleger temas prioritários das cidades que compõem a bacia do Rio Jundiaí e levá-los para as discussões das conferências Regional, que acontece nos dias 22 e 23 de fevereiro, em Americana; e Estadual, nos dias 14 e 16 de março, em Piracicaba.

Para tanto, foram realizadas palestras que abordam os temas “Recursos hídricos e mudanças climáticas”, ministrada por José Teixeira Filho, engenheiro e professor da faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP; e “Educação Ambiental”, com o sociólogo e jornalista José Arnaldo de Oliveira, que participou da implantação das Agenda 21 na Amazônia.

Em seguida, os participantes do encontro se dividiram em grupos de discussão para decidir os temas que serão abordados nas próximas conferências.

Contando com a participação de representantes das ONGs Eco Mursa, COATI, Caminho Verde e Fórum Caxambu; das faculdades Padre Anchieta e FACCAMP; e dos municípios de Campo Limpo Paulista, Jundiaí, Itupeva, Francisco Morato e Salto, a pré-conferência foi uma iniciativa exclusiva das cidades que compõe a bacia do rio Jundiaí. “Essa é uma grande prova de que já estamos colhendo os frutos das propostas que surgiram no encontro da Agenda 21”, esclarece o supervisor de Meio Ambiente de Várzea Paulista, Marcelo Firmino.

“Trata-se de um momento histórico para nossa região, já que conseguimos unir a sociedade, ONGs, prefeituras e os setores empresariais em torno de um assunto extremamente importante”, acrescenta Firmino.

Luís Carlos Góes, da Ong Caminho Verde, ressaltou o valor da iniciativa. “Esta é um grande oportunidade de darmos as nossas opiniões e levarmos essa discussão para nível nacional e Governo Federal”.

Também estiveram presentes no evento o Coordenador de Comunicação da III Conferência Estadual do Meio Ambiente, Fernando Papa e o coordenador da Macro-Conferencia Anual, Marcos Trappe.

PMVP - Imprensa [20/02/2008]

Nenhum comentário: